segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pecado!!! O que é isso? Deixai o amor vencer...

A palavra Pecado é um termo que atiça a curiosidade de todos, ela é comumente utilizada em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus.
No geral, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá, em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.
Pecado é algo que devemos interpretar de forma cuidadosa, nem sempre o que dizem é, e na maioria das vezes os que condenam tem um teto incrivelmente cristalino, irresistível a uma pedra. 
O famigerado pecado tem muitas faces dentre elas vejamos o judaismo. O judaismo ensina que o pecado é um ato e não um estado de ser.
Já no catolicismo ( e num me venha com a história pejorativa de: "quando eu era católico...". Segundo Santo Agostinho, o pecado é: "uma palavra, um ato ou um desejo contrário à Lei eterna". Dentre esse conceito temos os seguintes tipos de pecados: 
O Pecado Original: Que entre católicos e protestantes, acreditá-se que é algo transmitido a todos os homens (isso inclui as mulheres êim), sem sua culpa própria, devido à sua unidade de origem (Adão e Eva). 
O Pecado Mortal: É cometido "quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade e nos priva da graça santificante conduzindo-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos sinceramente"
Pecado Venial: "que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com DEUS, mas enfraquece a caridade.
Segundo a ideia protestante: O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de DEUS, segundo I João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. O pecado é um ato, pois "cada um é tentado quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado, o pecado, sendo consumado, gera a morte". (Tiago 1:14 e 15)
A minha opinião sobre pecado é algo bem diferente...
Aprendi que pecado é algo que não faz mau só a gente mas a outras pessoas também, aprendi que devemos seguir nosso coração, mas principalmente aprendi a não ser mesquinho e não pensar só em mim. Acho que fica difícil entender que pecado é algo que, na cabeça de várias pessoas, será sempre diferente para cada um, tornando difícil definir principalmente quando há a influencia de outros, pois não conseguimos deixar de se incomodar com a vida alheia.
Dai vem uns versos que li outro dia:


Por que o ser humano não consegue se ver livre
Não aprende com os erros do passado
Lições de cobiça e rancor
Se a vida é tão efêmera
Por que tantos sentimentos fúteis?
No íntimo você não quer errar, mas não consegue domar...


E dentro disso tudo, você ainda acredita que magoar as pessoas, seja com sua ausência, com seu desprezo, sua impertinência, seja com tantas outras coisas que te deixam na dúvida e fica no achismo detesto esses "ismos". Já parou para pensar que as vezes você se precipita? 


Por que o processo de amar é algo tão difícil, amamos, nos apaixonamos, corremos riscos, criamos expectatívas  e mesmo assim desistimos de quem nos compreende no doce e pesaroso viver da amizade, tudo isso por que alguém diz que é pecado amar, viver, crescer... 
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
O mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao pesar, ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


......
Que o pecado não esteja em vossa mente, pois assim não estará em seus atos, mas lembre-se que o amor não tira férias posto que teu coração vive a cada minuto do dia te pedindo um pouco de carinho um pouco de atenção...


Malthus luppus...



Nenhum comentário:

Postar um comentário