terça-feira, 22 de novembro de 2011

Music, la musique, μουσική



Música é algo deveras importante nas nossas vidas, eu pessoalmente tenho meus gostos, Rock, Clássica, Rock POP, entre outras coisas audíveis. Contudo definir música hoje em dia é algo complicado, com a diversidade de ritmos que temos no Brasil e no Mundo inteiro contudo vamos tentar alguma coisa. 
Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e manipula o som e o organiza no tempo. Talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do tempo é simultaneamente físico e emocional. Como "arte do efêmero", A música torna-se impossível de ser completamente conhecida e portanto de ser enquadrada em um conceito mais simples ou simplório.
Definir a música como forma de linguagem é algo não muito complexo pois utilizamos a voz como instrumento para a comunicação, não só nós humanos mas os animais e insetos também o fazem, de forma a expressar algo ou alguma coisa à alguém.
Um dos poucos consensos sobre a música, consiste em uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo tempo. Neste sentido, reúne todos os elementos sonoros que podem ser percebidos pela audição, incluindo variações nas características de cada som, como altura ou intensidade, que ocorrendo de forma sequencial temos ritmo e melodia, e ainda de forma simultânea ou harmônica. Ritmo, harmonia e melodia são entendidos com uma organização temporal, a música em sí contem de forma proposital ruidos e ausência de ritmo em alguns trechos.
A apresentação da música pode ser de forma apreciativa, como se estivéssemos contemplando a natureza e todos os seus sons, pois muitas vezes tentamos imitar essa grande mestre. A qualidade da música é apreciada de várias formas desdas clássicas (Beethoveen) até músicas mais pesadas (Heavy Metal). Em todo tipo de crença podemos encontrar a música, em rituais por exemplo, relacionada a sexo, desejo, vida, morte e diversos tipos de manifestação, humana ou não, a música faz parte da nossa vida e do nosso cotidiano, portanto temos que apreciar de forma individual ou coletiva sempre respeitando o gosto do próximo.

By Malthus Luppus


Nenhum comentário:

Postar um comentário